Back to all Post

Triunfo da China nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu

Triunfo da China nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu

Os Jogos Mundiais Universitários Chengdu 2023 que ocorreram entre os dias 28 de julho e 8 de agosto de 2023 revelaram um espetáculo de habilidade e determinação com a anfitriã República Popular da China emergindo como a vencedora indiscutível, liderando o quadro de medalhas com impressionantes 178 conquistas, incluindo 103 medalhas de ouro, 40 de prata e 35 de bronze.

O Japão assegurou uma sólida segunda colocação, amealhando um total de 93 medalhas, enquanto a República da Coreia encerrou sua participação no pódio, acumulando 58 medalhas. No entanto, o Brasil enfrentou um desafio maior desta vez, terminando na 37ª posição com 13 conquistas, compreendendo sete medalhas de prata e seis de bronze. O país não repetiu seu feito anterior, quando alcançou o 13º lugar, conquistando cinco ouros, três pratas e nove bronzes.

É importante ressaltar que a edição de 2023, originalmente programada para ser sediada na Rússia, foi inevitavelmente cancelada. Consequentemente, a FISU, a entidade organizadora dos Jogos Mundiais Universitários, optou por preservar o nome da competição como Chengdu 2021, honrando o ano de sua concepção original.

Em relação às modalidades, o programa dos Jogos Mundiais Universitários Chengdu 2021 englobou 15 esportes obrigatórios, consistentes em todas as edições, e até três modalidades opcionais, escolhidas pelo país-sede. As 15 modalidades obrigatórias abrangeram natação, polo aquático, saltos ornamentais, atletismo, badminton, basquete, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco e vôlei. Quanto às modalidades opcionais disputadas em Chengdu 2021, incluíram remo, tiro esportivo e kungfu (não olímpico).

O Brasil participou ativamente em 11 das 18 modalidades oferecidas, englobando saltos ornamentais, taekwondo, badminton, atletismo, natação, judô, tênis de mesa, vôlei, basquete, kungfu e tênis. Mesmo não conseguindo recriar o brilho anterior, a participação brasileira foi uma demonstração de dedicação e espírito esportivo no cenário internacional.