A crise do COVID-19 trouxe à luz o papel fundamental das agências de promoção de investimentos (IPAs), que tiveram que demonstrar agilidade e reatividade no atendimento às necessidades dos investidores.

Isso é apoiado por dados da UNCTAD, que relatam que 77% dos IPAs nacionais em todo o mundo forneceram informações e serviços relacionados ao COVID e desenvolveram ferramentas e plataformas virtuais especializadas.

Para as IPAs, nunca foi tão importante permanecer perto de nossas comunidades de investidores e principais interessados ​​em nossos mercados de exportação em todo o mundo, bem como dos negócios e setores que apoiamos.

Prevê-se que a atividade de investimento estrangeiro direto (IED) global pode cair em até 40% devido à crise econômica causada pela pandemia.

Embora esse número dê uma pausa para reflexão e seja claramente um golpe ruim para a economia global, também revela que ainda há muito interesse mundial em buscar as oportunidades certas de IED e que a atividade de investimento, embora reduzida, continuará. Na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) acreditamos que os investidores buscam fazer investimentos mais seguros do que no passado, com menor perfil de risco e retorno de longo prazo.

Essa é uma reação totalmente natural que provavelmente responde por boa parte desse déficit de 40%.

Assim como os mercados financeiros migram para o ouro como um refúgio em tempos de turbulência, vemos investidores de IDE buscando fazer investimentos inteligentes em economias de crescimento com potencial de sucesso de longo prazo. Para tomar o Brasil como exemplo: a economia repousa sobre uma base segura com uma forte reputação entre os investidores estrangeiros. Somente no ano passado, o Brasil foi eleito um dos principais destinos mundiais de IED pela UNCTAD , recebendo US $ 72 bilhões em IED.

Repensando o IDE

No cenário de pandemia, os investidores buscam manter os negócios normalmente. A Apex-Brasil teve que repensar completamente nossos fluxos de IED – como mantemos e até mesmo aumentamos esse nível de apoio e proximidade com todos os nossos stakeholders globais, onde quer que estejam. Uma maior ênfase deve ser colocada no fornecimento de inteligência em tempo hábil para os formuladores de políticas, líderes empresariais e empresários, ao mesmo tempo em que se mantém a confiança dos investidores estrangeiros em nosso mercado neste período de maior incerteza, e continua a conectá-los com os notáveis oportunidades de investimento no país que representamos.

Apenas um exemplo de como temos feito isso na Apex-Brasil é nosso novo Relatório de Inteligência de Mercado . Também desenvolvemos uma ferramenta que acompanha diversos indicadores de negócios, incluindo, mas não se limitando às exportações e importações brasileiras, no contexto da atual crise. Este rastreador interativo permite que empresas e formuladores de políticas públicas rastreiem com precisão a influência da crise em vários setores do comércio exterior. Também estamos solicitando de forma proativa percepções estratégicas da comunidade de investidores internacionais para gerenciar e direcionar seus investimentos durante a crise e usaremos essa inteligência para desenvolver soluções projetadas especificamente para atender às maiores preocupações dos investidores.

Fonte: weforum.org