Noticia

Itapemirim Transportes Aéreos realizou no mês de Junho (29), seu primeiro voo com passageiros, um novo marco para a aviação brasileira. O IPM-001 decolou de São Paulo (Aeroporto de Guarulhos) às 10:15, com destino à Brasília, exclusivamente com convidados. O site MELHORES DESTINOS esteve a bordo e conta em detalhes como foi a experiência.

Voo inaugural da Itapemirim

A Itapemirim deu início as suas atividades no fim de Junho (29), numa rápida cerimônia no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Os 161 convidados foram recebidos no check-in C do aeroporto com balões dos balcões de atendimento e painéis indicando um voo especial, IPM-001.

check-in iniciou pontualmente às 7:30. Em seguida, os convidados foram encaminhados diretamente ao embarque, no portão 246. Instantes depois, entramos em ônibus e fomos direcionados para uma outra área remota de embarque, próxima de onde estava a aeronave, onde teve um rápido evento.

Na sala remota de embarque os convidados para o voo inaugural foram saudados com um café da manhã. Em seguida, teve uma cerimônia em comemoração do voo inaugural com algumas autoridades e a diretoria da companhia aérea. No discurso, o presidente Sidnei Piva destacou que a Itapemirim veio para ser grande e para ser perene, e que vai colorir os céus do Brasil com seus aviões amarelos.

A empresa também anunciou a sua filiação a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), da qual também fazem parte Gol, Latam e VoePass, por exemplo.

Embarque e decolagem

O embarque começou às 9:20, respeitando a legislação e os grupos de embarque. A Itapemirim dividiu os passageiros em cinco grupos, começando pelas prioridades por lei. Fomos caminhando até a aeronave, que estava bem perto. Meu grupo foi o B e meu assento era o 26F, numa janela.

Os executivos da empresa saudaram um a um os convidados no momento do embarque e, momentos antes de decolar, o Sidnei Piva fez mais um breve discurso, emocionado, agradecendo a contribuição de todos que ajudaram a Itapemirim a realizar seu primeiro voo.

A aeronave começou a se movimentar às 10:10, decolando suavemente às 10:15, sob aplausos dos convidados. O voo até Brasília foi bem tranquilo, quase sem turbulência, apesar do tempo bem nublado em São Paulo.

Voo

Durante a viagem teve uma apresentação divertida do humorista Diogo Portugal, no estilo stand up. Por conta das limitações da pandemia, não teve serviço de bordo, seguindo as determinações da Anvisa. Mas a Itapemirim promete lanches diferenciados, inclusive com bebidas alcoólicas.

Conversei rapidamente com os comissários do voo. A Kamila Costa era a chefe de cabine (de colete). Os comissários Polidoro, Carolina Thomé e Rochelle (sozinha, na última imagem) completaram o time designado para o voo inaugural. Todos trabalharam na Avianca Brasil, sendo que o Polidoro também trabalhou na Latam. Detalhe para os novos uniformes e máscaras nas cores da empresa.

Os comissários não escondiam a satisfação de voltar a voar. Desde a quebra da Avianca, não trabalharam mais no setor. Após serem contratados pela Itapemirim, fizeram os voos de certificação das aeronaves da empresa e agora já estão escalados para os voos comerciais com passageiros no começo de julho.

Avião da Itapemirim

O destaque do avião ficou por conta do bom espaço entre as poltronas, mesmo nos assentos comuns. Ao invés de 186 lugares, a empresa reconfigurou a aeronave com 162 assentos ultrafinos. No entanto, eles não reclinam! E isso pode desapontar alguns passageiros.

Os aviões possuem carregador USB entre os assentos, na parte de baixo, mas não há internet wi-fi abordo ou sistema de entretenimento. Já a revista de bordo foi entregue no evento, antes do embarque.

Poderá haver pequenas diferenças no interior das aeronaves, dependendo da companhia aérea de origem. Mas todas terão a configuração de 162 assentos.

Na parte final do voo, o presidente, Sidinei Piva, passou pelas fileiras cumprimentando os passageiros.

Pousamos em Brasília exatamente às 11:39, com a tradicional saudação de jatos de água da brigada de incêndio do aeroporto. Aqui haverá um evento com autoridades e também um almoço para os convidados. O voo de retorno para São Paulo está programado para as 16:30.

No desembarque, uma surpresa. Ônibus da Itapemirim para buscar os convidados.

No dia 1º de julho ocorreu o primeiro voo comercial de passageiros da Itapemirim.

Seja muito bem-vinda, Itapemirim! Parabéns pelo primeiro voo e vida longa a empresa!

Frota de aviões da Itapemirim

A empresa possui hoje apenas quatro aeronaves modelo Airbus A320, reconfiguradas para transportar 162 passageiros, configuradas em duas classes: a ITA Class e a Econômica. É uma densidade mais leve que a utilizada pela Latam e pela Azul, que também operam este modelo, com maior espaço entre as poltronas para os passageiros. Os clientes terão entre 79 cm e 107 cm de espaço, dependendo do assento.

No entanto, os assentos não reclinam. A operação vai começar com essa configuração. Mas, de acordo com a empresa, com a chegada de novas aeronaves nos próximos anos, a reclinação das poltronas deverá ser habilitada.

Os aviões da Itapemirim têm pouco mais de 15 anos de uso (uma aeronave comercial pode ser utilizada por 25 a 30 anos, se estiver com a manutenção em dia). Vieram de companhias aéreas low cost, como a Easy Jet e a Tiger Airways, e foram pintadas nas cores tradicionais da empresa, em amarelo e preto.

A expectativa inicial da empresa era começar as operações com mais aeronaves e, até o fim de 2021, receber um total de 20 aviões. No entanto, a pandemia atrasou a chegada das aeronaves. O quinto avião deve chegar nos próximos dias, e novos nas próximas semanas.

Destinos da Itapemirim

Em julho, a Itapemirim terá voos para oito destinos brasileiros, com passagens já à venda:

A partir de agosto, 11 novos destinos serão adicionados a malha aérea da empresa, também com passagens já à venda. No entanto, algumas datas de início de operação atualizadas. E três destinos que seriam lançados este ano deixaram de ser comercializados, sem uma data exata para o começo da operação. Veja a previsão atualizada:

DESTINOINÍCIO DOS VOOS
Recife1º de agosto
Maceió2 de agosto
Fortaleza2 de agosto
Florianópolis2 de agosto
Natal2 de agosto
Aracaju2 de setembro
São Luís3 de setembro
Vitória2 de setembro
Goiânia1º de setembro
Ribeirão Preto1º de setembro
Belém1º de outubro
ManausA ser definido
SantarémA ser definido
Foz do IguaçuA ser definido

As passagens aéreas podem ser adquiridas pelo site da companhia.

Cancelamento de voos antes da estreia

Faltando poucos dias para a sua estreia, a Itapemirim cancelou dezenas de voos, prejudicando passageiros que tinham programado viagens no mês de julho. Para compensar o transtorno, a empresa prometeu passagens aéreas grátis para todos os clientes afetados.

A empresa alegou que as mudanças fazem parte do processo estrutural para o lançamento de uma companhia aérea e que, apesar dos cancelamentos, todas as bases e rotas foram mantidas. O presidente da Itapemirim, Adalberto Bogsan, justificou que a demanda não veio na medida esperada e que tiveram que readequar a malha para evitar começar no prejuízo. A taxa de ocupação média dos voos estaria em 45%, quase metade da média do setor durante a pandemia.

FONTE: MELHORESDESTINOS

  • Rio de Janeiro: (21) 2532-5877
  • São Paulo: (11) 3885-7172
  • Shanghai: (86 21) 6840-6399
  • Shenzhen: (0755) 8659-4106
Câmara de Comércio e Indústria Brasil China. Copyright 2020 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Odara Digital.