Sobre

A Câmara Brasil China

A Câmara Brasil-China (CCIBC) é uma organização independente, sem fins lucrativos, fundada em 1986 em São Paulo. Criada a partir do pedido do ex vice primeiro ministro da China, Sr. Wu Xueqian, temos a honra de possuir diversas personalidades ilustres, lideranças e autoridades governamentais dentre nossos fundadores.

Somos a única Câmara Brasil e China legitimada pelo Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional (CCPIT), pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e mantemos acordos com entidades como: Confederação Nacional da Indústria (CNI); Associação das Empresas Nacionais Exportadoras (AEB) e a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB).

Nosso objetivo

Promover o intercambio e a cooperação nos campos econômico, acadêmico e cultural entre Brasil e China e fomentar a relação entre seus povos, contando com o apoio da comunidade empresarial, dos meios diplomáticos e do governo.

A missão da CCIBC é ser reconhecida por nossos associados, Governos e povos do Brasil e da China como uma entidade eficiente e influente na promoção da cooperação sino-brasileira.

Um dos nossos maiores deveres é informar, apoiar e assistir empresas brasileiras e chinesas para o desenvolvimento de parcerias estratégicas e para o fortalecimento dos laços entre os dois paises, seu desenvolvimento e o benefício mútuo de seus povos.

– Guiar e informar empresas chinesas e brasileiras acerca de como conduzir os negócios e como lidar como as leis e regulações em vigor em ambos os países

– Emitir Certificados de Origem de mercadorias para exportação

– Receber delegações chinesas- Conduzir delegações brasileiras à China

– Organizar encontros entre delegações da China e do Brasil- Promover feiras e seminários

– Estreitar os laços entre brasileiros e chineses, com o objetivo de atingir a cooperação mútua

– Assessorar e apresentar novas oportunidades de negócios

Como um mundo sem fronteiras exige, estamos presentes em diversas cidades do Brasil, na China e possuímos representações na América Latina para desenvolver nosso trabalho. Hospedamos em nossos escritórios da China os representantes dos estados de Pernambuco, Pará e Mato Grosso do Sul para fomento das relações comerciais.

Temos orgulho de ter trabalhado em diversas parcerias de sucesso para alcançar nosso objetivo de promover a cooperação entre os dois países. O estreitamento das relações resultou, na última década, no crescimento de 2000% na corrente de comércio bilateral, dezenas de bilhões de dólares em investimentos e um relacionamento mais sólido e bem sucedido.

Vídeo institucional

Conheça a CCIBC

Nosso Presidente

Charles Tang – Presidente Binacional da Câmara de Comércio e Indústria Brasil China – CCIBC

Charles Andrew Tang é presidente da CCIBC – Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China e da CPCCI – Câmara Paraguai China criada com decreto presidencial do Paraguai, membro do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial em São Paulo e do World Policy Intstitute em New York ; Presidente Honorário da Câmara de Comércio Internacional de Beijing; Membro do Conselho Consultivo  Internacional do Governo de Wuhan, Conselheiro Econômico do Governo de Jilin City; Assessor da Associação de Amizade com Países Estrangeiros do Governo do Povo da Provincia de Jiangxi; Conselheiro do Governo de Huainan e Conselheiro do subconselho da CCPIT do governo de Nannng…

Nossa História

História da Câmara Brasil China

Fundada em Dezembro de 1986, e com sede social em São Paulo, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil – China, com dez escritórios nas principais capitais do país e cinco na China, vem desenvolvendo esforços continuados em prol da amizade, do desenvolvimento e da cooperação comercial e cultural sino ‐ brasileira.

Nascida de uma sugestão do então Ministro das Relações Exteriores, o Ex Vice‐Primeiro Ministro e Membro do Conselho de Estado, Sr. Wu Xueqian, ‐ que recebeu o Presidente da CCIBC em fins de 1986 em Beijing ‐ a Câmara constituiu‐se como uma entidade civil sem fins lucrativos em 17 de dezembro de 1986. Desde sua fundação, tem sido uma ativa mola propulsora do desenvolvimento da cooperação entre os dois países. Contando com o apoio da comunidade empresarial, dos meios diplomáticos e dos agentes do progresso em geral, tem realizado uma série de eventos, cujo resultado é avaliado a partir da significativa quantidade de mensagens e testemunhos reunidos ao longo de quase duas décadas de árduos trabalhos.

Além de outras manifestações a Câmara recebeu mensagens escritas de punho próprio de dois Presidentes da República Popular da China ‐ o Srs. Yang Shangkun e Jiang Zemin (este, além de ser, na época, o Chefe de Estado e o Secretário Geral do Partido Comunista, é ainda o Presidente da Comissão Militar do Partido), do então Presidente do Congresso Nacional do Povo, o Sr. Qiao Shi e do Presidente da CPPCC (Conferência Político Consultiva do Povo Chinês) o Sr. Li Riu Huan e da atual membro do Politburo chinês, Mdme. Wu Yi. E um dos imortais da Revolução Chinesa, Vice‐Presidente da poderosa Comissão de Assessoramento, Sr. Bo Yi Bo pintou de punho próprio uma mensagem num quadro dando parabéns a Feira em Beijing de Produtos Chineses, que a Câmara fez realizar no Rio de Janeiro.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil‐China tem recebido centenas de missões chinesas, pondo‐as em contato com empresas brasileiras ajudando a formação de parcerias, descobertas de novos nichos de exportação brasileira, e a efetivação de investimentos e do comércio. Assim como tem organizado missões de empresários brasileiros a China, tendo sido uma das mais relevantes àquela organizada em colaboração com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo ‐ FIESP.
Esses eventos culminaram na Brasil – China Trade Fair 2002, a primeira feira comercial de promoção de produtos Brasileiros realizada em Xangai após 18 anos de ausência deste tipo de promoção Brasileira. Esta feira re‐construiu a imagem do Brasil naquele mercado e ajudou a re‐acender o interesse mutuo das empresas do dois países. O apoio do ex‐Ministro Sergio Amaral que dela participou e palestrou com uma comitiva de 112 empresários brasileiros foi decisivo para a sua realização. Autoridades de toda a China viajaram longas distancias para participarem da feira e vieram liderando grandes delegações de suas províncias e cidades.

Vários novos nichos de exportação também foram desenvolvidos a partir desta feira, inclusive de empresas medias brasileira. Leite longa vida da Cemil, telhados para galpões industriais e de shopping da Marko Rollon, e até própolis já foram embarcados para a China.

A CCIBC também ajudou a organizar e participou de diversas Missões Governamentais e Empresariais como aquela do então Governador Olívio Dutra, e no Governo Itamar Franco, aquela que foi chefiada pelo então Ministro Alexis Stepanenko, um dos Vice‐Presidentes da CCICB, recebida pelo Presidente da China, e que contou com a presença do Dr. Augusto Franco, um dos seus Diretores.

O Presidente e o Vice‐Presidente da Câmara tomaram parte na 5a. e na 7a. Conferência Mista Brasil‐China, em elaboração com o Itamaraty, levaram missões comerciais de empresários brasileiros.
Esses Diretores da Câmara foram também signatários do documento final daquele evento.

Uma das principais funções da Câmara é a de orientar e informar empresas brasileiras e chinesas sobre a legislação e regulamentos em vigor nos dois países; tem também a função de produzir certificados de Origem de mercadorias brasileiras para exportação, receber missões chinesas, promover seminários e feiras e aproximar empresários brasileiros e chineses com o objetivo de cooperações mútuas.

Reconhecida pelas autoridades do Brasil, a CCIBC foi nomeada como órgão coordenador do acordo assinado entre CCPIT (China Council for the Promotion of International Trade) e a Confederação Nacional da Indústria, a Confederação Nacional do Comércio, a Associação do Comércio Exterior do Brasil, a Associação das Empresas Nacionais Exportadoras e a Confederação das Associações Comerciais do Brasil. Este acordo, assinado em 15 de março de 1988, visa promover a cooperação entre as entidades signatárias, a troca de informações sobre certames e feiras, a facilitar contatos entre órgãos governamentais e para‐governamentais dos dois países, intercâmbio de informações sobre novos produtos e troca de consultorias e assessorias.

A câmara participa, como membro, do Conselho de Comércio Internacional da Associação Comercial de São Paulo e da Federação das Câmaras de Comércio Exterior, da Confederação Nacional do Comércio e da Câmara Internacional de Belo Horizonte que somente reconhecem uma Câmara por país.

Assim sendo, é a única Câmara bilateral entre o Brasil e a China que é legitimada por estas entidades e pelo CCPIT – Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Exterior.

anuncie aqui
anuncie aqui