Back to all Post

Cooperação Industrial entre Brasil e China

Cooperação Industrial entre Brasil e China

O quinto acordo firmado entre Brasil e China em abril de 2023 prevê um Memorando de entendimento entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços da República Federativa do Brasil e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China para a promoção do investimento e cooperação industrial;

O Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços da República Federativa do Brasil e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China para a Promoção do Investimento e Cooperação Industrial é um acordo bilateral que visa promover a colaboração entre os dois países no âmbito industrial.

O acordo estabelece a cooperação em áreas como investimentos, cooperação industrial, capacitação e transferência de tecnologia, além de estabelecer mecanismos de diálogo e intercâmbio de informações entre o Brasil e a China.

Entre as iniciativas previstas no MoU estão a promoção de parcerias entre empresas dos dois países, a identificação de oportunidades de investimentos em setores prioritários, a cooperação em inovação e pesquisa e o intercâmbio de informações e experiências em políticas industriais.

O MoU também estabelece a criação de um Comitê Conjunto de Cooperação Industrial, que será responsável por supervisionar e coordenar as atividades de cooperação entre o Brasil e a China no âmbito industrial.

O acordo visa promover a cooperação econômica entre os dois países, estimulando o desenvolvimento industrial e tecnológico, gerando empregos e estimulando o comércio bilateral. Além disso, o MoU também visa facilitar o acesso das empresas brasileiras ao mercado chinês, que é um dos maiores do mundo.

Em resumo, o Memorando de Entendimento entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços da República Federativa do Brasil e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China para a Promoção do Investimento e Cooperação Industrial representa uma importante parceria entre os dois países no desenvolvimento industrial e tecnológico. O acordo visa promover a cooperação econômica e facilitar o acesso das empresas brasileiras ao mercado chinês, além de gerar empregos e estimular o comércio bilateral.