Back to all Post

Brasil fecha 15 acordos de cooperação com a China

Brasil fecha 15 acordos de cooperação com a China
Em visita a Pequim esta semana, o presidente Lula fechou 15  acordos de cooperação com a China em várias áreas, entre elas, segurança alimentar, saúde e agronegócios. A visita começou nesta quinta, 13/04 e o encontro com o presidente da China, Xi Jinping, está previsto para esta sexta-feira (14). 

Segundo matéria publicada pela CCN Brasil, o BNDES também deve assinar um memorando para que seu similar chinês disponibilize a abertura de crédito de R$ 1,3 bilhão no banco brasileiro.

Em entrevista ao Conexão Globo News na noite desta quarta, (12), o presidente da Câmara Brasil-China de Comércio e Indústria, Charles Andrew Tang, falou de como o Brasil poderá expandir  o comércio com a China. “Essa parceria é de suma importancia para o Brasil e para a China. Durante o governo do PT estes dois países desenvolveram grandes parcerias e a China confia no presidente Lula e acredito que essa viagem vai trazer muitos investimentos em infraestrutura para o Brasil”, disse o presidente. Assita um trecho da entrevista: 


Veja a lista dos acordos que devem ser celebrados:

Veja a lista dos 15 acordos assinados entre Brasil e China:

1 – Memorando de entendimento sobre o grupo de trabalho de facilitação de comércio entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços da República Federativa do Brasil e o Ministério do Comércio da República Popular da China;

2 – Protocolo complementar sobre o desenvolvimento conjunto do CBERS-6 entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República Popular da China ao “acordo-quadro sobre cooperação em aplicações pacíficas de ciência e tecnologia do espaço exterior entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República Popular da China”;

3 – Memorando de entendimento sobre cooperação em pesquisa e inovação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da República Federativa do Brasil e o Ministério da Ciência e Tecnologia da República Popular da China;

4 – Memorando de entendimento entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da República Federativa do Brasil e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da República Popular da China sobre cooperação em tecnologias da informação e comunicação;

5 – Memorando de entendimento entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços da República Federativa do Brasil e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China para a promoção do investimento e cooperação industrial;

6 – Memorando de entendimento sobre o fortalecimento da cooperação em investimentos na economia digital entre o Ministério do Comércio da República Popular da China e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços da República Federativa do Brasil;
7 – Memorando de entendimento (“MDE”) entre o Ministério da Fazenda do Brasil e o Ministério das Finanças da China;

8 – Memorando de entendimento sobre cooperação em informação e comunicações entre o Ministério das Comunicações da República Federativa do Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações da República Federativa do Brasil e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da República Popular da China;

9 – Acordo de coprodução televisiva entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República Popular da China;

10 – Memorando de entendimento entre Grupo de Mídia da China e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República Federativa do Brasil;

11 – Acordo de cooperação entre Agência de Notícias Xinhua e Empresa Brasil de Comunicação;

12 – Memorando de entendimento entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar da República Federativa do Brasil e o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da República Popular da China na cooperação para o desenvolvimento social e rural e combate à fome e à pobreza;

13 – Plano de cooperação espacial 2023-2032 entre a Administração Espacial Nacional da China e a Agência Espacial Brasileira;

14 – Plano de trabalho Brasil-China de cooperação na certificação eletrônica para produtos de origem animal;

15 – Protocolo entre o Ministério da Agricultura e Pecuária da República Federativa do Brasil e a Administração-Geral de Aduanas da República Popular da China sobre requisitos sanitários e de quarentena para proteína processada de animais terrestres a ser exportada do Brasil para a China.

Veja os 20 acordos entre empresas e entes públicos
-Prumo Logística e SPIC assinaram MoU para realização de estudos de avaliação da viabilidade financeira e técnica de projetos de energia renovável (eólica offshore, solar, hidrogênio azul e verde) no Porto do Açu, no Rio de Janeiro.

-A Seara anunciou a aquisição de 280 caminhões elétricos da JAC Motors. A compra será realizada pela No Carbon, empresa da JBS Novos Negócios, para distribuição local no Brasil. Cada veículo elétrico evita o lançamento anual de cerca de 30 toneladas de CO2.

-A Friboi estabeleceu parceria com a WHG para utilização da estrutura da empresa para distribuição dos produtos da Friboi na China. O grupo tem capilaridade no país, favorecendo a presença de produtos frescos brasileiros no mercado local.

-A JBS e o Banco da China firmaram parceria para concessão de crédito para exportação para a JBS, com prazo de até 4 anos.

-Banco do Brasil e ICB (Cooperation Industrial and Commercial Bank of China) assinaram MoU para cooperação no enfrentamento às mudanças climáticas, com metas de desenvolvimento sustentável e equidade social, investimento, financiamento, apoio técnico, entre outros.

-Furnas e State Grid uniram-se para desenvolver o projeto de Revitalização da Transmissão DC da Hidrelétrica de Itaipu, a maior usina hidrelétrica brasileira.

-Os Correios do Brasil e o Grupo Cainiao assinaram convênio para melhorar o tempo de entrega de ponta a ponta e a eficiência das atividades de entrega dos Correios; projetar e desenvolver novos produtos de serviço logístico nacional e internacional; estabelecer e expandir a rede de instrumentos de coleta automática no Brasil; entre outros objetivos.

-A Suzano assinou 3 acordos com parceiras chinesas: 1) com a COSCO, para a construção de 5 navios de transporte de celulose e produtos de base biológica, incluindo contrato de transporte de longo-prazo; 2) um MoU com o grupo China Forestry Group, para colaboração em materiais de base biológica e carbono e investimentos e P&D; e 3) o anúncio do lançamento do Innovability Hub, na Cidade da Ciência de Zhangjiang, em Xangai.

-A Vale celebrou 7 acordos com parceiros chineses. 1) com a Universidade Tsinghua para intercâmbio de conhecimento técnico; 2) com a Central South University (CSU) para pesquisas científicas em siderurgia de baixo carbono; 3) com a XCMG para desenvolvimento da primeira motoniveladora zero emissão do mundo, com porte exclusivo para atividade de mineração com a empresa XCMG. Se bem-sucedido, o projeto permitirá a migração de toda frota de motoniveladoras da Vale nos próximos anos; 4) Acordo de Cooperação com a Baoshan Iron & Steel (empresa do grupo Baowu) para a produção de biocarvão e suas aplicações, visando soluções de descarbonização na indústria siderúrgica;

5 e 6) dois acordos com instituições bancárias chinesas: um com o Industrial and Commercial Bank of China (o ICBC) e o Bank of China, para cooperação financeira envolvendo linhas de credito abrangentes para mineração no Brasil e para grandes projetos ao redor do mundo, além de outras parcerias financeiras, especialmente cooperação financeira verde, fortalecendo projetos de energia verde; e 7) a Vale Indonésia assinou, ainda, um sétimo acordo de investimento em projeto com a Tisco (grupo Baowu) e a Xinhai para a construção de uma planta de processamento de níquel RKEF e outras instalações de apoio. O projeto, com potencial de baixo carbono, utilizará energia alimentada a gás.

-A Odebrecht Engenharia e Construção, a Power China e a Sete Partners firmaram parceria para trazer soluções conjuntas a projetos de infraestrutura no Brasil.

-O Banco BOCOM BBM anunciou sua adesão ao CIPS (China Interbank Payment System), que é a alternativa chinesa ao Swift. A expectativa é a redução dos custos de transações comerciais com o câmbio direto entre BRL e RMB. O banco será o primeiro participante direto desse sistema na América do Sul.

-A sucursal brasileira do Industrial and Commercial Bank of China (Brazil) passou a atuar como banco de compensação do RMB no Brasil. As reduções das restrições ao uso do RMB objetiva promover ainda mais o comércio bilateral e facilitar investimentos com o RMB.

-Unifique, que atua no fornecimento de acesso à Internet, telefonia móvel e fixa, TVHD e serviços de data center, e a Zhongxing Telecom Equipment (ZTE) firmaram acordo para fortalecer a cobertura da rede 5G na região sul do Brasil.

-VYP Medicine e Chinese Association (Shenzhen) Internet assinaram acordo para registro e comercialização do Azvudine no Brasil. O Azvudine é o primeiro medicamento para o tratamento oral do neo-coronavírus de pequena molécula, desenvolvido na China.

-ETERC engenharia e CITIC Construction Co., estatal chinesa, firmaram parceria para atuação conjunta em projetos de infraestrutura e no programa de habitação de interesse social no Brasil.

-Propav Construções e Montagens e China Hualong firmaram memorando para desenvolvimento conjunto das oportunidades comerciais no Brasil e internacionalmente para exportação de bens e serviços no setor de infraestrutura.

-Motrice Soluções em Energia e China Gansu International Corporation for Economic and Technical Cooperation Co., ltd. (CGICO) firmaram memorando na área de Energias Renováveis, com foco na importação e execução de serviços e investimentos.

-A empresa brasileira BMV global constituiu 2 acordos com empresas chinesas para a comercialização de créditos de biodiversidade: 1) com a HRH (Chongqing), para promover o comércio e serviço sustentável, e lançamento da plataforma de comércio de crédito de biodiversidade entre a China e o Brasil; e 2) com a HRH Pharmaceutical, adquirindo o crédito de biodiversidade como mecanismo de compensação do seu impacto ambiental, e a obtenção do selo de boas práticas ESG – selo BMV de sustentabilidade.

-A Sete Partners e a Sinomec firmaram parceria nas áreas de energia renovável, agricultura e outros setores.

-A Sete Partners e a Tianjing Food Group se associaram para a criação de uma empresa binacional, visando ampliar investimentos na cadeia agrícola brasileira em diversas áreas, inclusive logística.

-A Comexport realizou acordo com a Furui para a venda de produtos e soluções da empresa no mercado brasileiro.

Acordos entre entes públicos brasileiros e empresas e instituições chinesas
-O Ministério da Infraestrutura, a ANTAQ e a Autoridade Portuária de Santos assinaram acordo com o Terminal Export COFCO para desenvolvimento do Projeto STS11 no Porto de Santos, um dos mais importantes polos de exportação do Brasil. A concessão é de 25 anos e a capacidade planejada do projeto é superior a 14 milhões de toneladas.

-O Ministério de Minas e Energia e a SPIC assinaram acordo com o objetivo de realizar estudos de viabilidade para construção e operação de pequenas usinas de energia solar, complementadas por miniturbinas eólicas, baterias e purificadores de água, em áreas remotas da floresta amazônica, com foco em comunidades isoladas.

-O Governo do Ceará firmou 7 acordos: 1) com a Mingyang Smart Energy Group para o investimento e implantação do centro de tecnologia e reparo de aerogeradores no Estado do Ceará; 2) com o Grupo Internacional Powerchina para o investimento e implementação da central de energia renovável e hidrogénio verde no Estado; 3) com a SPIC, para realização de estudos de viabilidade de projetos na produção de energia eólica onshore e offshore, solar, hidrogênio azul e verde e combustíveis dentro do Complexo Industrial e Portuário do Pecém;

4) com a Gansu Science & Technology Investment Group, para incentivar o desenvolvimento comum de ambas as partes, através de consultas amigáveis e de acordos de princípios básicos de partilha de recursos, vantagens de complementariedade, cooperação “ganha-ganha” e desenvolvimento coordenado; 5) com a Envision Energy International Trading Limited para o investimento na produção de tecnologias voltadas à transição energética no Estado do Ceará;

6) com a Boc International Holdings Limited para estudar em conjunto potenciais colaborações comerciais e financeiras com empresas cearenses e chinesas, inclusive instituições financeiras na área das energias renováveis, recursos naturais, serviços públicos, infraestruturas, agricultura, artes e turismo cultural; e 7) com a Huawei do Brasil. para viabilização de cooperação tecnológica e realização de estudos de viabilidade para investimentos no Estado.

-A ApexBrasil e a Venture Cup China formalizaram parceria para apoiar startups brasileiras a desenvolverem negócios na China, bem como organizar, conjuntamente, a semana da inovação, que terá foco em soluções ligadas à economia verde e de baixo carbono, à sustentabilidade aplicada ao agronegócio e à digitalização.

-A ApexBrasil e a Beijing Hycore Innovation assinaram instrumento de cooperação com o objetivo de apoiar startups brasileiras a estabelecer negócios com a China, no contexto da competição de empreendedorismo e evento global HICOOL 2023.

Publicado por Marcelo Freire, com informações da Reuters Fonte: CNNBRASIL

https://www.facebook.com/facedaccibc

Tags: ###