Brasil e China juntos por mais tecnologia e informação

Entre os 15 acordos firmados entre China e Brasil no último dia 14 de abril de 2023, os líderes assinaram protocolo complementar sobre o desenvolvimento conjunto do CBERS-6 entre os dois governos. O acordo envolve fabricar, lançar e operar conjuntamente o satélite para garantir o fornecimento contínuo de imagens CBERS com seus parâmetros técnicos e compartilhamento de trabalho especificado no Relatório de Trabalho aprovado. Outros acordos de cooperação em pesquisa e inovação; tecnologias da informação; comunicação; economia digital e espacial foram firmados para o período de 2023-2032 Fonte: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2023/04/brasil-e-china-fecham-15-acordos-e-reforcam-parceria

A Câmara Brasil-China tem desempenhado um papel importante na promoção da parceria entre Brasil e China em diversos setores, incluindo tecnologia e inovação. Em 2021, por exemplo, a Câmara organizou um evento virtual para discutir oportunidades de cooperação em tecnologia e inovação entre os dois países.

Segundo a Câmara, a parceria em tecnologia e inovação entre Brasil e China pode trazer benefícios significativos para ambos os países, como o fortalecimento das relações comerciais e o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias.

No entanto, a Câmara também destaca a importância de garantir que essa cooperação seja justa e equilibrada, respeitando os interesses e a soberania de cada país. Isso significa trabalhar para evitar práticas desleais, como transferência forçada de tecnologia ou violação de propriedade intelectual.

Em resumo, a Câmara Brasil-China reconhece a importância da parceria em tecnologia e inovação entre Brasil e China, mas enfatiza a necessidade de trabalhar juntos para garantir que essa cooperação seja benéfica para todos os envolvidos.

Parceria de longa data

Brasil e China têm uma relação importante no que diz respeito a acordos em tecnologia e inovação. Em 2015, os dois países assinaram um acordo de cooperação para impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico em diversas áreas, como biotecnologia, nanotecnologia, tecnologia da informação e comunicação, energia, entre outras.

Desde então, várias iniciativas têm sido implementadas com o objetivo de fortalecer a parceria em tecnologia e inovação entre os dois países. Por exemplo, em 2018, foi criado o Centro China-Brasil de Mudança do Clima e Tecnologias Inovadoras para Energia Renovável, que tem como objetivo desenvolver projetos conjuntos de pesquisa e inovação em energia renovável.

Além disso, o Brasil e a China têm cooperado no âmbito do BRICS, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, para promover a inovação e a tecnologia em áreas como inteligência artificial, internet das coisas e cidades inteligentes.

Vale destacar também que a China tem investido significativamente no Brasil em áreas estratégicas como telecomunicações e infraestrutura, o que pode contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações.

Em resumo, Brasil e China têm uma relação importante em termos de cooperação em tecnologia e inovação, e os acordos firmados entre os dois países têm o potencial de impulsionar o desenvolvimento em áreas estratégicas para ambos.

Add Your Comment