Back to all Post

Brasil busca apoio da China para se tornar membro permanente do conselho de segurança da ONU

Brasil busca apoio da China para se tornar membro permanente do conselho de segurança da ONU

O Brasil está buscando de maneira enfática o apoio direto da China à sua candidatura para se tornar membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). Essa busca por apoio é apresentada como um dos requisitos necessários para viabilizar a expansão do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como banco dos BRICS.

As negociações foram conduzidas durante o primeiro dia da 15ª Cúpula dos BRICS, que está em andamento na cidade de Joanesburgo, localizada na África do Sul. Nesse contexto, tanto a China quanto a Rússia estão adotando uma postura de pressão sobre os demais membros do grupo, que inclui o Brasil, a Índia e a África do Sul, no sentido de acelerar o processo de admissão de outros candidatos, com o objetivo de fortalecer e consolidar a unidade do bloco.

Portanto, a questão central gira em torno da coerência do posicionamento chinês, com o Brasil buscando uma manifestação clara de apoio por parte da China para sua busca por uma posição permanente no CSNU, enquanto as discussões continuam na 15ª Cúpula dos BRICS em Joanesburgo. (Fonte: CNN).