Back to all Post

13º acordo entre Brasil e China trata de mais pesquisa ciêntifica

13º acordo entre Brasil e China trata de mais pesquisa ciêntifica

O Plano de cooperação espacial 2023-2032 entre a Administração Espacial Nacional da China e a Agência Espacial Brasileira;

O Plano de Cooperação Espacial 2023-2032 entre a Administração Espacial Nacional da China (CNSA) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) deve  ter como objetivo estabelecer uma parceria de longo prazo para a exploração do espaço, com ênfase em áreas como a observação da Terra, pesquisa científica e tecnológica, e exploração lunar.

O plano  assinado em abril de 2023, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, é resultado de anos de discussões e colaborações entre as duas agências espaciais.

Entre as principais atividades previstas no plano de cooperação estão o desenvolvimento conjunto de satélites de observação da Terra, a colaboração em missões de exploração lunar, o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias, e a promoção da cooperação científica entre pesquisadores chineses e brasileiros.

Além disso, o plano deverá prever a realização de treinamentos e intercâmbios entre estudantes e especialistas das duas agências espaciais, com o objetivo de promover o desenvolvimento de recursos humanos e a formação de novos talentos na área espacial.

A parceria entre a CNSA e a AEB é vista como estratégica para o desenvolvimento de ambas as nações, e contribui para fortalecer a cooperação científica e tecnológica entre os países em áreas de importância estratégica, como o espaço e a observação da Terra.