Viagens

Apoio para a Obtenção de Visto

Para poder viajar e entrar na China continental, brasileiros necessitam de visto concedido pela Embaixada e consulados chineses, seja para visita de negócios, turismo ou para trabalho extendido na China.Os vistos podem ser de uma, duas ou múltiplas entradas com duração até 90 dias por entrada.

A CCIBC Oferece suporte especializado para obter seu visto junto a Embaixada e os consulados Chineses do Rio de Janeiro e de São Paulo de forma prática e eficiente. 

OBS: Para viagens a Hong Kong e/ou Macau, brasileiros não necessitam de visto.

De acordo com a lei da República Popular da China sobre a Administração de Entrada e Saída de Estrangeiros, a solicitação de visto deverá seguir o seguinte procedimento.

Documentação Básica
  • Passaporte com validade de, no mínimo, 6 (seis) meses, e com uma página de visto em branco.
  •  Cópia da passagem aérea (ida e volta)
  •  Formulário preenchido (Formulário de Pedido de Visto)
  • 01 Foto 3×4 recente com fundo branco.
  • Cópia da reserva do hotel na China (comprovante)
  • Cópia de passagem aérea ou e – ticket.
  • Comprovante de renda (contracheque ou extrato bancário)
  • Pagamento das taxas consulares e serviços CCIBC através de depósito.
Classificação de vistos e documentação necessária
  • Visto de Negócio (Visto F) > Para pedir Visto de Negócio. O solicitante deve apresentar um convite oficial de algum Departamento relacionado ao Governo Chinês ou companhias autorizadas. Com convite, pode-se pedir o visto de uma entrada, duas entradas ou múltiplas entradas.
  •  Visto de Turismo (Visto L) > Baseado em várias situações. O solicitante deve apresentar um convite de uma agência de turismo da China. Em algumas ocasiões, o requerente só precisa apresentar a passagem aérea de ida e volta. Para visitar o Tibet, antes de tudo, o solicitante precisa manter o contato com “o The Tourist Bureau of Tibet Autonomous Region” para obter autorização (Tel.: 0086-891-6834313 Fax: 86-891-8634632).
  •  Visto de Estudante (Visto X) > Para obter Visto de Estudante. Junto com o Formulário de Pedido de Visto, deve-se apresentar o Formulário de JW201 ou JW202 (Foreign Student Visa Application Form) emitido e aprovado pelo Ministério de Educação da China e a Carta de Inscrição de uma universidade.
  •  Visto de Trabalho (Visto Z) > Para obter Visto de Trabalho. Além do Formulário de Pedido de Visto, deve-se apresentar um convite oficial do Governo Chinês, ou da companhia autorizado pelo governo, ou uma Licença de Emprego, emitida pelo Ministério de Trabalho da China. Os solicitantes que estejam pleiteando servir no projeto de pesquisa científica e acadêmica devem apresentar “Foreign Specialist’s License”, emitido pela Secretaria de Especialista Estrangeira da China.
  •  Visto de Trânsito (Visto G) >  Para Visto de Trânsito. O solicitante deve apresentar o visto válido do país de seu destino da viagem, ou um convite e passagem aérea figurando o trânsito pela China.
  •  Visto de Jornalista (Visto J1, J2) >  Para jornalista. Em primeiro lugar, deve-se manter o contato com a Seção de Imprensa da Embaixada ( Tel.: 61-3461880, 3463692 ).
  •  Visto de Diplomata / Serviço >  Oficiais de governo, membros da missão diplomática ou consular, membros de ONU, ou organismos internacionais, a serviço oficial ou à missão na China, devem apresentar uma nota oficial do seu governo ou organismo internacional alem de Formulário de Pedido de Visto. Em outros casos, deve-se apresentar um convite de algum departamento relacionado ao Governo Chinês. Na nota oficial deve-se incluir o nome completo de solicitante, função, tipo e número de passaporte, motivo de viagem, data de entrada e saída, e duração de estadia na China.
  •  Visto de Residência (Visto D) >  Para Visto de Residência. Os solicitantes devem pedir a permissão de residência à divisão local da Administração de Entrada e Saída do Departamento de Segurança Pública. Com esta permissão, pode-se solicitar Visto de Residência na Embaixada.
Observações
  • O pedido de visto poderá ser negado, caso as informações contidas no formulário sejam falsas e incompletas. O solicitante assumirá todas as conseqüências originais pelas informações.
  • Os titulares de vistos tipo X, Z, D ou J-1 devem tratar de formalidades de residência em departamento local de segurança pública dentro de 30 (trinta dias) a partir da de entrada. É proibido o emprego no território da China sem autorização.
Validade de Visto

Normalmente, o visto tem três meses de validade desde a data de emissão.

Tempo de Processamento

No mínimo, 7 (sete) dias úteis para o processamento de visto a partir do dia da entrada do pedido.

Dúvidas frequentes sobre visto*

 1. Cidadãos brasileiros precisam de vacina para entrar na China? 

A vacina de Febre Amarela é aconselhável para cidadãos brasileiros quando viajar para China.

2. Cidadãos brasileiros com dupla-nacionalidade podem solicitar visto com passaporte estrangeiro?

Pedidos de visto com passaporte de outros países só serão aceitos juntamente com RNE (Registro Nacional de Estrangeiro). Cidadãos brasileiros com dupla nacionalidade devem solicitar visto apenas com passaporte brasileiro.

3. Cidadãos brasileiros necessitam de visto para entrar em Hongkong e Macau?

Os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar na Região Administrativa Especial deHong Kong e Macau, se a permanência for inferior a 90 dias.

4. Cidadãos brasileiros com passaporte diplomático e de serviço precisam de visto para entrar na China?

Conforme “Acordo Sobre Isenção de Vistos para Portadores de Passaportes Diplomático, Oficial e de Serviço entre China e Brasil”,cidadãos Brasileiros com passaporte diplomático e de serviço gozam de isenção de visto para entrar na China com permanência de até 30 dias.

5. Qual é o prazo normal do processo do visto?

O prazo normal para liberar o visto é de 4 dias úteis, salvo os casos de urgência.

fonte:  br.china-embassy.org/

 

Formulário de Pedido de Visto

Disponibilizamos para você o Formulário de Pedido de Visto necessário para realizar a solicitação de visto junto ao consulado Chinês.

Para visualizar o fomulário clique aqui.

A CCIBC Oferece suporte especializado para obter seu visto junto a

Embaixada e os consulados Chineses do Rio de Janeiro e de São Paulo de forma prática e eficiente.

Uma vantagem que só a Câmara oferece para você.

 

Guia de Viagem

Para as pessoas que procuram informações sobre pontos turísticos chineses ou que desejam conhecer um pouco mais sobre as principais cidades chinesas, a CCIBC relacionou no Guia de Viagens abaixo algumas informações importantes que ajudam a entender um pouco mais sobre relação entre as cidades e a cultura milenar.

( Clique na Imagem para acessar o Guia de Viagem)

  • Rio de Janeiro: (21) 2532-5877
  • São Paulo: (11) 3885-7172
  • Shanghai: (86 21) 6840-6399
  • Shenzhen: (0755) 8659-4106
Câmara de Comércio e Indústria Brasil China. Copyright 2020 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Odara Digital.